POR QUE JEJUAR?
- Magno Nobre do Nascimento
- 7 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de out. de 2020

OS HOMENS TEMENTES A DEUS PRATICARAM O JEJUM:
Jesus: "Depois de jejuar por quarenta dias e quarenta noites, teve fome." Mateus 4:2.
Paulo: "... em trabalhos e fadigas, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez." II Coríntios 11:27.
Daniel: "Dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e rogos, com jejum, pano de saco e cinza." Daniel 9:3.
Esdras: "Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, a fim de lhe pedirmos jornada segura para nós e para nossos filhos, e para todas as nossas posses." Esdras 8:21.
Davi: "Contudo, quando estavam enfermos, as minhas vestes eram de pano de saco, e humilhava a minha alma com o jejum..." Salmos 35:13.
PARA QUE JEJUAR?
Para se ter um depósito espiritual: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, diz que, na caminhada da vida com o Senhor aqui na terra, temos embates espirituais, que ele chama de: "dias maus"; nesses dias maus, precisamos de um suporte interior, para podermos atravessá-los e permanecer firmes: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." Efésios 6:13.
"Mas esta casta de demônios não se expulsa senão por meio de oração e jejum." Mateus 17:21.
Mantermos uma vida constante de oração e jejum, nos ajudará, no momento de necessidade, não sermos pegos de surpresa; mas, estaremos preparados para enfrentarmos as guerras espirituais, tão normais para todo aquele que quer viver uma vida de fidelidade a Deus!
Na guerra espiritual, não enfrentamos somente e literalmente espíritos malignos, mas, momentos em que precisamos nos abster do alimento por um tempo maior; o jejum nos ajuda a termos paciência e disciplina nessa área: "Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam: Rabi, come. Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. Então os discípulos diziam uns aos outros: Será que alguém lhe trouxe comida? Jesus lhes disse: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra." João 4:31-34.
Nesse episódio, o mais importante para Jesus foi, proclamar o evangelho para a mulher samaritana e para os seus conterrâneos, do que comer e beber; porém, por que ele resistiu à sede e a fome durante todo aquele dia? Porque seu corpo, sua alma e seu espírito, estavam treinados a se absterem do alimento por um longo período! Aquele que jejuou quarenta dias e quarenta noites, não aguentaria um dia sem comer?
Que o amor e a graça de Cristo Jesus estejam sobre todos!
Paz.
Comments