A PEDRA REJEITADA!
- Magno Nobre
- 27 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de jan. de 2021

"Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso." Isaías 53:2-3.
É assim que Isaías, o profeta, descreve a pessoa de Jesus. Exteriormente, muito diferente daquilo que os homens reproduzem em pinturas e outras obras variadas. Não tinha aparência nem formosura. Nenhuma beleza havia que agradasse as pessoas.
Mas, havia uma outra beleza na pessoa de Jesus, que brilhou os olhos e ardeu o coração daqueles que tiveram revelação, de que ele era o Filho de Deus. João, o discípulo amado, testemunhou: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." João 1:14.
Somente aqueles, que com um coração honesto e bom, deram valor a Jesus e às suas palavras, tiveram o privilégio de receberem de Deus, o Pai, a revelação de que Jesus era o Cristo: "Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus." Mateus 16:16-17.
Somente por revelação!
Como poderia ser ele o Cristo? Um simples carpinteiro, crescido na cidade de Nazaré, uma das mais insignificantes de sua época; homem calejado pelos sofrimentos e que, agrega ao seu rol dos mais íntimos, simples pescadores e homens rejeitados pela sociedade!
Depois de muitos anos, Pedro, o apóstolo do Senhor, lembrando uma outra profecia acerca de Jesus, escreve dizendo: "Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e, quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos." I Pedro 2:6-8.
A tendência natural e humana, é olhar as aparências, e assim tirar suas próprias conclusões sobre uma determinada pessoa. Com Jesus foi assim, muitos tropeçaram nisso: olharam o exterior do Senhor e desprezaram o de mais valioso: O caráter íntegro, justo e puro de Cristo; assim como tantas outras qualidades interiores de Jesus, a exemplo de todo o fruto do Espírito Santo que fluía do coração do Senhor!
Hoje não é diferente, porque o coração do homem é o mesmo. O sistema chamado mundo, vive de aparências! Os homens continuam tropeçando nesse fator. E quanto a Jesus, muitos serão surpreendidos em sua vinda; pois, querem ver para crer. Não creem que o Senhor é real, que morreu, ressuscitou e vive. Seguem esbarrando na Pedra preciosa!
Mas, o Pai continua buscando homens e mulheres em toda a terra, pobres e humildes de espírito; que tremem e temem diante de sua palavra. A esses o Pai se revela e revela o Filho!
"Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar." Mateus 11:25-27.
Comentarios