DISCÍPULOS DE JESUS!
- Magno Nobre
- 14 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de dez. de 2020

"Depois disto, desceu ele para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias." João 2:12.
Percebemos nos evangelhos, que o maior foco do ministério de Jesus, foi em fazer discípulos. Examinando a vida e a obra de Cristo, descobrimos também que, ele não se perdeu com a multidão; ou seja, apesar da multidão estar sempre à sua volta, ou à sua procura, em busca de alguma cura e também de libertação para algum tipo de opressão; ele se concentrou em poucas pessoas. Dentre seus discípulos, ele escolheu doze, para estarem com ele; os quais chamou de apóstolos e os enviou a pregar e a curar os enfermos.
"Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades." Mateus 10:1.
A esses doze, Cristo deu uma atenção especial. Mesmo diante da multidão, Jesus, quando falava, falava mais visando os doze; tanto através de parábolas, como através de mensagens claras. A exemplo disso, temos o chamado: Sermão da montanha: "Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo:..." Mateus 5:1.
O que admiramos na obra de fazer discípulos de Jesus, é que ele não se concentrou em quatro paredes. O discipulado de Cristo, na maioria das vezes aconteceu nas ruas, à beira da praia, ou até em lugares ermos, como, quando ele multiplicou pães e peixes.
Por outro lado, vemos Jesus fazendo discípulos, indo às sinagogas judias, quando era convidado por alguém para um almoço ou jantar; ou seja, o Senhor aproveitava todas as oportunidades para expressar o amor de Deus às vidas: Curando os doentes, expelindo demônios, pregando e ensinando o evangelho do reino dos céus.
"Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestaram assistência com os seus bens." Lucas 8:1-3.
A comitiva de Jesus era grande!
Como foi então o aprendizado dos discípulos de Cristo?
Vendo quando ele curava; quando ele expulsava os demônios; quando ele pregava o evangelho; quando ele tratava as crianças e os idosos; quando ele conversava com os jovens e os casais; quando ele comia nas casas; quando ele se alegrava, mas também quando ele chorava. O discipulado de Cristo, foi no dia a dia, na convivência com aqueles homens e aquelas mulheres que o seguiam!
Uma das últimas palavras de Jesus, antes de subir ao Pai, foi: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mateus 28:19-20.
O primeiros discípulos e apóstolos de Jesus, seguiram às suas ordens. Saíram e fizeram discípulos de todos os povos, começando por Jerusalém, como o Senhor os havia orientado: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra." Atos 1:8.
Aqueles que creem em Cristo e em suas palavras, precisam voltar ao princípio; ou seja, ver como Jesus fazia discípulos e imitá-lo. Que evangelho Jesus pregava e a maneira como ele curava os enfermos e expulsava os demônios; mas, acima de tudo, buscar dependência de Deus, assim como Jesus dependia e ter uma vida cheia do Espírito Santo, como era a de Cristo!
Fazer discípulos de Jesus é muito mais que evangelizar alguém; é evangelizar sim, mas assumir o cuidado do novo discípulo, como Jesus fez com aqueles homens e aquelas mulheres.
Fazer discípulos de Jesus é muito mais que fazer campanhas evangelísticas; é um estilo de vida!
Ao nosso modelo por excelência, todo louvor, honra e glória para todo o sempre. Amém.
Comments