CANSADO E SOBRECARREGADO?
- Magno Nobre
- 7 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de jan. de 2021

"Bendito seja o SENHOR que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o SENHOR, está o escaparmos da morte." Salmos 68:19-20.
Após Jesus instruir seus doze apóstolos e enviá-los a pregar o evangelho do reino, e a curar os enfermos, ele partiu para ensinar e a pregar nas cidades de seus discípulos.
Terminada a missão dos doze, Jesus os chama à parte e diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo e suave, e o meu fardo e leve." Mateus 11:28-30.
É natural e normal de todo ser humano, se cansar e se sobrecarregar pelas lutas diárias, sejam por trabalhos físicos, mentais ou espirituais. A vida de Jesus não era fácil. Seu dia a dia era intenso e cansativo. Em certa ocasião ele chegou à beira de um poço, cansado, com fome e com sede: "Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta." João 4:6.
Se engana aquele que pensa que, quem trabalha na obra pastoral ou evangelística não se cansa ou se sobrecarrega! Se cansa sim, e Jesus viveu isso na própria pele; não apenas a sobrecarga física, mas também e principalmente a espiritual. Lidar com enfermos e pessoas endemoninhadas, não é pouca coisa; e essa era a rotina do Senhor; porém, ele, sendo manso e humilde, tomou o jugo do Pai. Confiava, não em suas próprias forças, mas no poder e na unção do Espírito Santo!
Agora, ele chama seus discípulos a tomarem o seu jugo; ou seja, a mesma unção e o mesmo poder que ele recebeu do Pai. Jesus mostra a seus discípulos, que se eles confiarem em suas próprias forças e sabedoria humana, não resistirão aos embates da vida; serão sucumbidos pelo cansaço e sobrecarga tão normais a todos nós!
Assim como Jesus aprendeu com o Pai, ele nos chama a aprender com ele. Sua mansidão e sua humildade são admiráveis; pois, ele sendo o Filho de Deus, não se aferrou a isso; antes a si mesmo se humilhou, e se sujeitou à direção e à unção do Espírito Santo.
Isso se aplica não apenas aos obreiros do Senhor, mas a todos os seus seguidores, e àqueles que não o seguem; porém, se achegam à ele com um coração manso e humilde, buscando cura e libertação para seus problemas. Jesus está à disposição de todos!
Então, não se sinta inferiorizado por se achar cansado e sobrecarregado; saiba que Jesus te entende muito bem. Ele quer e tem o poder para te aliviar, e tirar da tua vida todo fardo que não é dele; pois o seu jugo é suave e o seu fardo é leve.
Você sabe qual é o jugo e o fardo de Cristo sobre nós? - É a sua mão terna e poderosa sobre nosso ombro. Ele está com os seus fiéis, todos os dias até à consumação do século: "... E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mateus 28:20b.
Jesus é fiel e cumpre com suas promessas!
Davi profetizou no Salmo 139 dizendo: "Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão." Versículo 5.
Esse é o cuidado de Deus e o zelo de Jesus por nós, seus seguidores!
Aprendamos com Cristo, a mansidão e a humildade; e jamais confiemos em nossas próprias forças. Sem a capacitação do Espírito Santo, nada podemos fazer: "... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém com em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra." Atos 1:8.
Comments