PACIÊNCIA
- Magno Nobre do Nascimento
- 10 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de nov. de 2020

"Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim, e ouviu o me clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor." Salmos 40:1-3.
Qual a definição para paciência?
A definição que encontramos é essa: "É uma característica de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente na tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir numa atividade difícil, mantendo uma ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade.".
Bem, o conceito é longo, mas na prática, todos nós tropeçamos às vezes na falta de paciência! A impaciência é nata da natureza humana; porém, a vontade de Deus, nosso Pai, é que sejamos livres dela, e que a sua natureza cresça em nosso interior; pois a natureza de Deus é de longanimidade.
Pedro, falando sobre a vinda de Cristo e da paciência de Deus diz: "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." II Pedro 3:9.
Por alguns julgarem a vinda do Senhor demorada, retrocedem na fé, se apartando de Deus; isso é um sinal de impaciência. O contrário acontece com Deus, ele tem estendido o tempo, para que todos se arrependam e sejam salvos. Se não fosse paciente, a raça humana já teria sido eliminada da terra!
Agora, como adquirir essa virtude?
Alguns até conseguem, por treinamento emocional e psicológico, alcançar algum nível de paciência; mas, mesmo assim, jamais ao projetado pelo Senhor; pois o que Deus planejou para nós, é que tenhamos a mesma paciência e longanimidade de Cristo; e o próprio Cristo, nos chama a esse aprendizado: "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração."
O primeiro passo portanto, para alcançarmos o nível de paciência projetado por Deus, é nos sujeitarmos ao senhorio de Cristo e crescermos na intimidade com o seu Espírito; pois é o Espírito Santo que produz em nós o fruto da paciência. Está escrito que o fruto do Espírito Santo é: "... amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio..." Gálatas 5:22-23.
Por outro lado, precisamos entender que como filhos de Deus, tudo o que passamos aqui na terra, sejam coisas agradáveis ou desagradáveis para nós, cooperam para o alvo: Sermos semelhantes a Jesus!
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:28-29.
Davi, que escreveu o Salmo 40, citado no início, foi um homem de muitos sofrimentos e dores; mas jamais deixou de seguir e adorar a Deus; e com certeza, o Espírito de Deus que estava nele e com ele, trabalhou no seu interior essa virtude: a paciência. E na paciência e perseverança, ele viu Deus o tirar de situações muito difíceis, que ele compara a: "... lago horrível, charco de lodo."
O mais importante em tudo isso, é sabermos, qual o conceito que Deus tem sobre nós, e não nos apegarmos aos conceitos com os homens têm a nosso respeito. Davi pode ter tido e teve muitas falhas; porém, para Deus, ele era o homem segundo o seu coração; e no final, lhe estabeleceu um reino e uma casa. Foi um grande rei, profeta, adorador, estrategista, que encarnou na sua vida, a vida do próprio Cristo!
Que o Espírito do Deus vivo, gere em cada um dos seus filhos, espalhados pela terra, esse fruto precioso: A paciência. E que jamais recuemos, em face aos embates desta vida. Sabendo que, como joias preciosas estamos sedo lapidados pela graça e pelo amor de nosso Deus e Pai!
Hoje, já somos filhos, mas ainda está para ser revelado aquilo que já somos em Cristo nas regiões celestiais! Lembrem-se que a Nova Jerusalém, é formada por pérolas, pedras preciosas e metais preciosos, como o ouro. A Nova Jerusalém, nada mais é do que, os filhos de Deus, aperfeiçoados em Cristo Jesus!
Que todos estejam aptos a fazerem parte dessa Cidade! A entrarem pelas suas portas, e desfrutarem eternamente do aconchego do Pai e do Cordeiro Santo!
A todos os que esperam e amam a vinda de Cristo Jesus, paz.
תגובות