O FIM DA FÉ
- Magno Nobre do Nascimento
- 2 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de out. de 2020

"... Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignominia, e está assentado à destra de Deus." Hebreus 12:2.
Primeiramente, precisamos ter uma definição de fé. Nessa mesma carta aos hebreus, o autor define a fé, dessa maneira: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem." Hebreus 11:1.
Está claro, portanto, que a fé em Deus, não está baseada naquilo que vemos, mas no que cremos, com base na sua palavra e em suas promessas. Assim, caminhamos ou corremos a carreira que o Pai nos propôs; tendo como nosso modelo, Jesus, aquele que suportou tamanha aflição; porém, jamais negou a sua fé; porque tinha convicção de que as promessas do Pai eram verdadeiras.
Mas, existe fim para a fé e quando isso acontece ou acontecerá?
No primeiro texto acima, lemos que Jesus não é apenas o Autor, mas também é o Consumador da fé. Consumação, significa também: ato de chegar ao término. Antes de entregar o seu espírito ao Pai, Jesus disse ali na cruz: "... está consumado"; como homem, a sua vida de fé em Deus havia chegado ao fim.
Portanto, para aquele que está em Cristo, a sua fé chega ao término, quando o seu espírito deixa esse corpo e vai para o Pai; pois ali, no paraíso, não há mais necessidade de fé; pois veremos a Deus e as coisas que esperamos, nitidamente. A fé é um atributo para a vida terrena. O que vemos aqui na terra são como sombras e figuras; mas a realidade está por detrás dos nossos olhos físicos.
Paulo, apóstolo de Cristo diz: "Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." I Coríntios 13:12-13.
Existe uma outra situação, em que a fé terá um fim, para aquele que está no reino de Deus, e aguarda a vinda do Senhor. Nesse dia, aqueles que estiverem em Cristo e vivos, serão arrebatados para os céus, num abrir e fechar de olhos: "... depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor." I Tessalonicenses 4:17.
Hoje, o que temos que fazer com a fé?
Guardá-la como um tesouro precioso! E, não há outra forma de guardarmos a nossa fé em Deus e em sua palavra, a não ser perseverando; independente das circunstâncias, crendo no cuidado e amor de nosso Pai para conosco; fixando nossos olhos para Jesus; considerando tudo o que ele passou aqui nesse mundo. Fazendo assim, chamais recuaremos e chamais negaremos nossa fé e nosso amor pelo único Deus eterno, invisível, mas real!
Que no final da carreira, possamos dizer como Paulo: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." II Timóteo 4:7-8.
Maranata, vem Senhor Jesus!
Shalom.
Comments