top of page

A LÍNGUA DOS ANJOS

  • Foto do escritor: Magno Nobre do Nascimento
    Magno Nobre do Nascimento
  • 5 de mai. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 7 de mai. de 2020


"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa, ou como o sino que tine." I Coríntios 13:1.

Esse é um tema, sem dúvida, que tem sido motivo de discussões há séculos, no meio cristão e também, não cristão. Por outro lado, é um assunto que não pode ser ignorado; primeiro, porque está registrado na Bíblia; segundo, porque pessoas de todas as nacionalidades têm testemunhado a experiência desse dom.

Bem, mas, o que é a língua dos anjos? Inclusive, Paulo, aqui no texto acima, fala no plural: "línguas"; Então, como na terra entre os homens, no meio dos anjos, existem várias línguas? - É o que dá a entender na expressão: "línguas".

O certo é que, a língua dos homens; ou, as línguas, todos somos sabedores que existem: cada povo, nação, ou tribo da terra, tem o seu idioma ou dialeto. É quase impossível alguém falar todas as línguas dos homens; mas, o aprendizado está disponível a todos, e hoje ainda mais acessível, pelos meios disponíveis.

Mas, e as línguas dos anjos, quem as conhece? Como falar? É possível? Está ao alcance de quem?

Bem, para aquele que crê em Deus e na Bíblia, não tem dúvida que não apenas os anjos são reais, assim como eles têm uma linguagem; senão, Paulo, o apóstolo de Cristo, jamais faria referência a ela. No entanto, é de se admirar que, todos os anjos que se dirigiram a pessoas aqui na terra, falaram a língua dos homens; então podemos concluir que, os anjos são poliglotas; ou seja, falam todos os idiomas; mas, os homens, são limitados; alguns, com muito estudo e esforço, chegam a falar outros idiomas, fora o seu.

A boa notícia é que, Jesus promete a seus seguidores, uma experiência que vai além da compreensão humana; uma experiência sobrenatural, que os capacita não apenas a falar, pontualmente, as línguas dos homens; mas, também a falar continuamente outras línguas; línguas essas espirituais (subentende-se que sejam as línguas dos anjos, as quais Paulo faz referência no texto de I Coríntios 13:1).

Antes de subir aos céus, Jesus deixa essas palavras a seus discípulos: "... Não vos ausenteis de Jerusalém, mas esperai a promessa do Pai, a qual disse ele, de mim ouvistes. Pois João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." Atos 1:4-5.

Isso se cumpriu no dia de Pentecoste: "Todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu." Atos 2:4-5.

Nessa experiência, que Jesus chama de: "batismo com o Espírito Santo"; os discípulos que estavam em Jerusalém, foram capacitados a falar outros idiomas; ou seja, línguas que jamais haviam estudado! Isso causou espanto para todos os ouvintes, e naquele dia foram agregados à comunidade dos discípulos, aproximadamente três mil pessoas.

E essa experiência está disponível para os dias atuais? - Segundo o que Pedro, o apóstolo de Cristo diz, sim: "A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe - a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar." Atos 2:39.

Que promessa é essa? - A promessa do batismo com o Espírito Santo, ou dom do Espírito Santo, como se refere Pedro em Atos 2:38.

Aquele que experimenta o batismo com o Espírito Santo, recebe um combo, com todos os dons do Espírito Santo; dentre esses, está o dom de línguas: "... variedades de línguas, e a outro, interpretação de línguas." I Coríntios 12:10b. E ainda mais: O que observamos, principalmente nos relatos no livro de Atos, é que, um dos primeiros dons que se manifestaram, após a experiência, do batismo, dom ou enchimento do Espírito Santo, é o dom de línguas; sejam conhecidas ou desconhecidas: Os apóstolos e discípulos no dia de Pentecostes; Cornélio, os familiares e amigos, em Atos 10 e um grupo de homens na cidade de Éfeso, em Atos 19, são exemplos desse fato.

Um detalhe importante é que, no caso de Cornélio: Todos começaram a falar em outras línguas, antes mesmos de serem batizados em Cristo; ou seja, nas águas! Por que isso aconteceu? - Jesus nos revela o segredo: "No último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água vida." João 7:37-38. Primeiro requisito: Crê em Jesus; segundo: ter sede! Sem o crer em Jesus e em sua palavra, e sem ter sede, é quase impossível alguém experimentar o batismo com o Espírito Santo, e muito menos, falar em outras línguas.

Entenda, se você se rendeu a Cristo, confessando-o como teu Senhor e Salvador, foi batizado nas águas; você tem garantia da tua salvação. Isso é um detalhe; outra questão é você fluir com os dons espirituais, inclusive o dom de línguas. O Espírito Santo está dentro de todo aquele que está em Cristo; mas, o mesmo Espírito deseja ardentemente transbordar desse vaso!

Qual a importância de se falar em línguas? Primeiro é importante esclarecer que, aquele que fala em línguas, ora em línguas e canta em línguas. E qual a importância de se orar em línguas então? O texto de I Coríntios 14:4 diz: "O que fala em línguas edifica-se a si mesmo..." O dom de línguas é primeiramente e principalmente para edificação pessoal; a não ser que, numa reunião de oração, alguém interprete aquela língua falada; pode ser, inclusive a mesma pessoa que está orando: "Pelo que, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar." I Coríntios 14:13.

Paulo diz que orava em línguas e cantava em línguas; ele usa a expressão "com o espírito", que é a mesma coisa: "Que farei, pois? Orarei com o espírito. mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento." I Coríntios 14:15.

Na carta aos efésios, Paulo dá uma receita para sermos cheios do Espírito Santo; dentre outras práticas, ele cita o cântico espiritual; que no meu entender, é o mesmo cântico em línguas: "... falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração." Efésios 5:19.

Portanto, que privilégio têm os seguidores de Cristo, em terem a oportunidade de falarem as línguas do anjos e cantarem nas línguas dos céus! Não temos que nos preocupar, se não estamos entendendo aquela língua; o mais importante é que nosso espírito está sendo edificado, e que Deus está entendendo. O falar em línguas nos ajuda a sermos cheios do Espírito Santo, e se estamos cheios do Espírito Santo, vamos fluir com os demais dons. Os rios de vida irão fluir do nosso interior, edificando outros, para a glória de Deus!

Maranata, vem Senhor Jesus!

Shalom.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

Fazemos parte da comunidade dos discípulos de Jesus Cristo, para viverem a qualidade de vida do reino de Deus.

LOCALIZAÇÃO
CONECTE-SE 
CONNECT YOURSELF
REDES SOCIAIS
SOCIAL NETWORKS
  • Facebook - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Inscreva-se no nosso site e receba as últimas novidades!

Sign up in our site and receive the latest news!

© 2016-2017 Projeto ABA Pérola

bottom of page