A PÉROLA
- Magno Nobre do Nascimento
- 6 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de out. de 2020

"Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um comerciante que busca boas pérolas. E, tendo encontrado uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha, e a comprou." Mateus 13:45-46.
Jesus, foi um homem de poucas palavras e muita ação; e nessas poucas palavras que dirigiu à multidão, usou parábolas; ou seja, alegorias do cotidiano para mostrar as realidades do reino dos céus.
Nessa parábola especificamente, ele fala de um comerciante que busca boas perolas; o qual, encontrando uma de grande valor, vendeu tudo o que tinha, e a comprou.
Subentende-se que, um comerciante de pérolas, é uma pessoa de posse, abastada e com um bom patrimônio financeiro; e, esse, sem dúvidas, era um homem rico, possuidor de joias e propriedades; mas, se dispôs a vender tudo o que possuía, para adquirir aquela pérola de grande valor.
Nessa parábola, Jesus está falando sobre o reino dos céus e o que fazermos para entrarmos nele. O reino dos céus está disponível a todos; porém, existem algumas demandas que precisamos cumprir para podermos usufruí-lo; assim como termos Jesus, habitando em nós.
Marcos, registrou algo interessante em seu livro, vamos ver: "Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, lhes disse: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas quem perder a vida por causa de mim e do evangelho, esse a salvará. Que aproveitará o homem ganhar o mundo todo, e perder a sua alma?" Marcos 8:34-36.
Em outras palavras, Jesus está dizendo, que se alguém quer ser seu seguidor; ou seja, seu discípulo, de fato e de verdade, precisa tomar uma atitude interior, em que renuncia tudo o que é e tem, e põe tudo em suas mãos, reconhecendo que, a partir daquele momento, Jesus passa a ser o Senhor da sua vida; ou seja, o dono total e absoluto!
Agindo assim, Jesus lhe dá o reino dos céus e passa a fazer morada dentro do seu coração. Ele deixa de ser apenas um amigo visitante e passa a ser o dono eternamente dessa pessoa, e de tudo o que ele possui.
Como Jesus é um Senhor bom, ele confia a esse discípulo, sua vida, e tudo o que ele possui, para que ele seja um mordomo do Senhor aqui na terra. Enquanto ele viver, cuidará das coisas do Senhor, com zelo, dedicação e carinho.
Resumindo, Jesus é a pérola de grande valor!
É o tesouro de Deus, que passa a habitar em vasos de barro, para que a glória seja somente dele; a fim de que o brilho da luz de Cristo, irradie do interior do discípulo quebrantado!
Aquele que não estiver disposto a renunciar a tudo quanto tem, não pode ser discípulo de Jesus. Deus é gracioso e sua graça está à disposição de todos os homens; porém, o nosso resgate custou a vida do próprio Filho de Deus; um preço incalculável!
Ainda há tempo de nos rendermos ao Senhor; pois esse tempo terá um fim; e quando chegar o fim, bem algum poderá pagar pelo resgate da nossa alma; se perderá a vida eterna e ainda todo o patrimônio adquirido!
Aprecemos a vinda de Cristo!
Paz.
Comments