QUEBRANDO OS GRILHÕES!
- Magno Nobre
- 23 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de nov. de 2020

"Portanto, visto que nós também estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta..." Hebreus 12:1.
Deus, o Pai, propôs a todos nós uma carreira; assim como também, propôs para o Filho. Sabendo da alegria que lhe foi proposta, Jesus não fez caso de todo o escárnio, o desprezo, a zombaria e a rejeição que sofreu. Antes, correu com perseverança a corrida que o Pai lhe confiou.
"Considerai aquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas." Hebreus 12:3.
Cansar, até podemos; mas desistir jamais!
Em certa ocasião Jesus disse: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11:28-30.
Não existe carreira ou corrida sem cansaço; sem dores; sem incômodos, é normal e natural essas coisas acontecerem. Sabendo disso, Jesus nos deixou essas palavras animadoras. Aquele que se sentir cansado e sobrecarregado, pode recorrer ao Senhor; pois ele está sempre ao dispor daqueles que o amam e o buscam!
Davi, fez um cântico a Deus dizendo: "Esperei com paciência pelo Senhor, ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos." Salmos 40:1-2.
No decorrer da carreira, Davi se encontrou nessa situação: como atolado num lago horrível e escorregadio; mas, o Pai, com seus braços fortes, se inclinou para ele, e o socorreu; pondo seus pés sobre uma rocha e firmando seus passos!
No decorrer da corrida, ás vezes nos sentimos assim, como com grilhões nos pés: são os pesos da vida; os problemas, as dificuldades. Mas, o autor da carta aos hebreus nos anima a olhar primeiramente para a nuvem de testemunhas que temos. São aqueles homens e mulheres citados no capítulo onze dessa carta. Fiéis, que chegaram ao final da carreira, crendo no invisível e em suas promessas. Homens e mulheres que renunciaram tudo, por amor a Deus e à sua palavra; fora os sofrimentos que passaram; mas, pela fé venceram e alcançaram a coroa da vitória, e hoje desfrutam das grandezas e riquezas celestiais, no reino eterno do Altíssimo!
Depois, o escritor dessa carta, nos anima a olhar firmemente para Cristo, nosso modelo maior: "... olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando à ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus." Hebreus 12:2.
Passados muitos anos, Jesus manda um recado à terra. Um anjo trouxe esse recado do Senhor à João, e ele registrou: "Ao que vencer, dar-lhe-ei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono." Apocalipse 3:21.
Na matemática de Jesus, o vencedor é aquele que perde; perde a vida da vontade própria; agora, é a vontade do Pai que prevalece, não mais a nossa. O que precisamos saber é que, a vontade de Deus para seus filhos, é sempre: boa, agradável e perfeita.
"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á ." Mateus 16:24-25.
Tomar a cruz é deixar que a vontade de Deus seja feita, ainda que contrarie à nossa. Ele é soberano sobre nós e no final, iremos entender porque ele permitiu que passássemos por aquela prova!
O que não podemos é desistir, ainda que a carreira seja longa, difícil e sofrida; no final, valerá à pena. Haverá uma multidão de santos a nos receber no reino eterno do Pai; e, acima de tudo e de todos: seremos recibos pelo glorioso Deus e seus anjos; assim como pelo Filho Amado, o Cordeiro Santo, que está assentado à direita do Todo Poderoso!
Amemos a vinda de Jesus!
Comentários