PAZ SEJA CONVOSCO!
- Magno Nobre
- 19 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2020

"Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!." João 20:19.
Esta foto é bem sugestiva; pois, transmite paz, tranquilidade e descanso. A realidade é que, nem sempre nos encontramos num lugar como esse e muito menos, num estado de espírito assim; ou seja, de plena paz.
Para aqueles que moram em grandes metrópoles, por exemplo, têm que enfrentar um trânsito; o stress da correria e até a impaciência de terceiros, que também estressados, acabam ofendendo o outro, com palavras e atitudes!
Bem, Jesus nunca escondeu de seus discípulos, que nesse mundo, passariam por aflições; inclusive, pelo fato de serem seus discípulos. Pouco antes dele ser preso e morto, lhes havia dito: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." João 16:33.
Primeiramente, os discípulos ficaram tristes, abatidos e turbados, quando Jesus lhes disse que havia chegado a sua hora; e que ele teria que voltar para o Pai. Não é para menos! Imaginem o que não passou pela cabeça daqueles homens e daquelas mulheres, que haviam estado com Cristo, por três anos e meio; desfrutando de sua presença, ouvindo suas palavras e vendo seus milagres, prodígios, curas e sinais. Agora, ouvem seu Mestre dizer, que iria padecer nas mãos dos homens e que morreria! Quanta dúvida, quanto medo, quantas incertezas não se passaram pela mente daquelas pessoas?!
O fato é que, Jesus foi preso e morto, e agora, seus discípulos estão escondidos numa casa, com medo de também serem presos e mortos; pelo fato de terem seguido o Senhor. Qual não foi a surpresa, o espanto e ao mesmo tempo, a sensação de paz e segurança, ao serem surpreendidos pelo aparecimento de Jesus dentro daquele ambiente!
E, é isso que o relato bíblico diz: "E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus, outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio." João 20:20-21.
Assim é Deus, nosso Pai, em meio a tantas turbulências da vida, somos surpreendidos com sua presença terna e amorosa, nos refrigerando, nos acalentando e até operando milagres, que às vezes e no momento, nos perguntamos: se não é uma miragem!
Os discípulos de Jesus tiveram essa sensação ao verem o Senhor. Foi preciso ele lhes mostrar os sinais em seu corpo; para a ficha poder cair, de que era ele mesmo!
Vamos lembrar, que antes do sol brilhar numa manhã, existe uma noite; antes da semente germinar e crescer uma bela planta, precisa morrer. O que o Pai e Jesus esperam de nós, é um coração confiante em sua palavra e em suas promessas. A paz que Cristo liberou a seus discípulos, naquele anoitecer do domingo de sua ressurreição, é a mesma que ele libera hoje, com base em sua promessa: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27.
Outra promessa que Cristo Jesus nos deixou, momentos antes de subir ao Pai, foi: "... eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século." Mateus 28:20b.
"Todos os dias", são todos os dias! E a cada dia vivemos momentos alegres, tristes; enfrentamos situações dificílimas; mas, a presença do Senhor é real, todos os dias, nos dando suporte interior, com sua paz!
Paulo, apóstolo de Cristo, mesmo estando encarcerado e sendo privado da companhia dos irmãos, e de muitas coisas, declara: "... tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:13.
Mas, ao mesmo tempo, agradece àqueles que, de alguma forma, lhe enviaram socorro; trazendo-lhe algum alívio e refrigério, em sua alma e corpo: "Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação. E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros." Filipenses 4:14-15.
Que a paz de Deus seja convosco!
Comments