CHORAI!
- Magno Nobre
- 17 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de nov. de 2020

"... chorai com os que choram." Romanos 12:15.
Da mesma forma que a verdadeira amizade, se alegra quando o outro está feliz, também chora, quando o outro está triste, por alguma situação; ou por dificuldades que esteja passando na vida.
Jesus, tinha alguns amigos; e, um dos seus amigos faleceu; ele se chamava Lázaro. Depois de quatro dias, Cristo foi à Betânia, onde moravam Maria e Marta, irmãs de seu amigo e também suas amigas. Em certo momento, vendo a angústia dos presentes e das irmãs de Lázaro, Jesus ficou muito comovido e chorou!
"Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou." João 11:33-35.
Jesus sempre foi autêntico em seus sentimentos; ele jamais os escondeu; pois a hipocrisia nunca fez parte da vida do Senhor. Quando era para ele se alegrar, ele se alegrava; mas, quando era para ele chorar, também chorava.
Comentando sobre a incredulidade, e a insensibilidade do povo daquela época, Jesus os compara às crianças, que nas praças diziam umas às outras: "Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes." Mateus 11:17.
Jesus está dizendo que, quando alguém está alegre, temos que nos alegrar; mas quando alguém está triste e chorando por alguma situação, temos que nos condoer, com sua tristeza. Esse é o verdadeiro amor e a verdadeira amizade. Fora isso, é hipocrisia, inveja ou ciúme; essas são obras carnais!
A verdadeira amizade e o verdadeiro amor, vão às últimas consequências com aquele a quem se ama, com o amor de Deus. Alguns são citados aos pés da cruz, quando Cristo foi crucificado. Vale a pena lembrarmos os seus nomes: "E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa." João 19:25-27.
João aprendeu com Cristo, a humildade e a discrição. O discípulo amado citado no texto, é ele mesmo, o apóstolo que escreveu esse evangelho.
Jesus tinha outros amigos; mas talvez ainda não haviam alcançado o mesmo nível de amor como esses, que foram citados; foram citados, porque acompanharam Cristo até à cruz; pois não fizeram caso da imagem de Jesus, muito menos de suas próprias imagens. Lamentaram com Cristo, na sua dor e na sua agonia. Enfrentaram o escárnio e o desprezo dos opositores, colocando em risco suas próprias vidas!
Portanto, a ordem apostólica, que é a mesma doutrina de Cristo, diz: "O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram." Romanos 12:9-10, 15.
Que a graça, a paz e o amor de Cristo Jesus sejam com todos.
Comments