ALEGRAI-VOS!
- Magno Nobre
- 16 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2020

"Alegrai-vos com os que se alegram..." Romanos 12:15a.
Não há expressão maior de amizade e amor verdadeiro, do que alguém demonstrar alegria, quando o outro está feliz; seja por uma colação de grau alcançada numa faculdade; pela compra de algum bem que desejava, por um emprego conquistado ou por qualquer motivo que tenha gerado alegria!
A ordem apostólica, que é a doutrina de Cristo, diz assim: "Alegrai-vos com os que se alegram." Porém, essa alegria, que é fruto de um amor verdadeiro para com o próximo, tem que ser sem fingimento; porque se houver hipocrisia, o fruto não será de paz; porque a direção apostólica também diz que: "O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." Romanos 12:9-10.
O segredo para o crescimento de uma amizade, ou de um relacionamento mais profundo, como de um casal; está no fato, de um honrar o outro com a máxima consideração; sempre desejando e apoiando o sucesso do outro, mesmo antes de si próprio. Isso se chama de: despojamento interior.
Vemos essa atitude e esse sentimento, na pessoa de Jesus Cristo; e, Paulo, o apóstolo do Senhor escreve dizendo: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." Filipenses 2:5-8.
Jesus, era tão despojado de si mesmo que certa vez ele disse a seus seguidores: "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai." João 14:12.
Jesus sempre desejou o crescimento de seus discípulos, deu espaço para que eles fizessem as mesmas obras e até maiores. Isso é se alegrar com os que se alegram!
Em certa ocasião, Jesus se alegrou, ao ver seus discípulos felizes, quando regressaram de uma missão evangelística. Lucas, relata dizendo: "Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelastes aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado." Lucas 10:21.
Por outro lado, Cristo corrigiu a atitude de alguns religiosos da época dizendo: "Mas a quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos que, sentados nas praças, gritam aos companheiros: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes..." Mateus 11:16-17a.
Ora, o que Jesus quis dizer com estas palavras?
É que, ele via falta de sinceridade nos corações; antes havia ciúmes e invejas; ao invés deles se alegrarem com Cristo e suas obras; muitos se colocaram como opositores ao Senhor e seu ministério!
A verdadeira amizade, se alegra com a alegria do outro. Não apenas se alegra, mas, faz de tudo para que o próximo tenha êxito em sua vida e seus empreendimentos; honrando-o tanto na presença, quanto na ausência.
Que Deus encontre em cada um de nós, um coração sincero, puro, manso e humilde; que venha se alegrar sempre com o sucesso do outro!
A todos os que amam a vinda de Cristo, paz.
Comentários