HONESTIDADE
- Magno Nobre
- 3 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de out. de 2020

"A que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra, a retêm num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança." Lucas 8:15.
Na parábola do semeador, Jesus diz que, aqueles que recebem sua palavra com um coração honesto e bom, dão fruto com perseverança.
A honestidade é um atributo indispensável para alguém receber a graça ou um favor de Deus; seja de âmbito espiritual ou material.
Todos que foram salvos, curados ou libertos por Jesus, tiveram essa qualidade interior: honestidade ou sinceridade. Não era costume de Jesus, inquirir ou perguntar sobre o passado das pessoas; mas, o que ele sempre buscou, foi um coração honesto e bom; sem máscara ou fingimento.
Sem Jesus falar nada, Zaqueu, o cobrador de impostos, disse: "... Senhor, olha, eu dou aos pobres metade dos meus bens, e se nalguma coisa defraudei alguém, o restituo quadruplicado. Disse-lhe Jesus: Hoje veio salvação a esta casa, porque também este é filho de Abraão." Lucas 19:9.
Certa vez Deus disse para Samuel, o profeta: "... Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como vê o homem. O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." I Samuel 16:7.
Pode alguém, ocultar alguma coisa a Deus? Porventura ele não vê nossas ações? Sim, não apenas nossas ações, bem como até nossos pensamentos. Davi, disse no Salmo 139: "Ó Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar; conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste em volta; puseste sobre mim a tua mão. Tal conhecimento é maravilhoso para mim; elevado demais para que possa atingir. Para onde me irei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?" Vs. 1-7.
A graça de Deus é um favor que ninguém merece; porém, ela só é concedida para aqueles que reconhecem seus erros, seus pecados e suas injustiças; pois Deus dá graça aos humildes, mas aos soberbos ele resiste!
Jesus disse que nossa palavra tem que ser: Sim, sim e não, não; o que passa disse não vem de Deus, mas do maligno. Em outras palavras, Jesus está dizendo que devemos ser honestos e sinceros em nossas palavras e ações.
Depois que Jesus ressuscitou, ele se encontrou com os apóstolos em certo lugar, e perguntou a Pedro: "Tu me amas mais do que estes?" A palavra que Jesus usa aqui para amor, no grego, é a palavra "ágape"; esse é o amor incondicional ou o amor sacrificial, que dá a vida pelo outro. Pedro responde a Jesus, porém ele usa uma outra palavra, também no grego que é "philos"; esse amor é um amor mais de amizade afetiva.
Antes de Jesus ser traído e crucificado, Pedro disse que daria a vida pelo Senhor; mas na hora da prisão de Cristo, o negou feiamente; mas, apesar da fraqueza de Pedro, Jesus sabia que ele tinha um coração honesto, sincero e bom; por isso, o Senhor restaurou a sua fé e lhe confiou suas ovelhas.
Deus jamais fica surpreso com as ações e atitudes dos homens; pois, ele conhece a fundo sua natureza. O mais importante, é termos um coração honesto, sincero e bom, e nos humilharmos diante de sua palavra, confessando nossos erros, nossas falhas e nossos pecados; e assim alcançaremos sempre, sua graça e misericórdia.
Maranata, vem Senhor Jesus!
Shalom.
Comments