O JUSTO
- Magno Nobre
- 1 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2020

"Fui moço, e agora sou velho; contudo, nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão." Salmos 37:25.
Essas foram palavras de Davi, o rei de Israel, quando já estava velho. Ele testemunha da fidelidade de Deus, em amparar o justo e sua descendência.
Aos olhos de Deus, quem é o justo?
O justo, é aquele que teme a Deus e sua palavra; por isso, tem um coração generoso e dadivoso. Um homem justo, não necessariamente é uma pessoa infalível; até porque, infalível só há um, que é Deus!
Alguns homens na Bíblia, foram chamados de justos: Noé, Jó, Abraão e seu próprio sobrinho Ló; esses homens tiveram suas falhas, mas foram considerados justos. Davi, que escreveu o Salmo 37, teve suas debilidades e quedas; porém, testemunha da fidelidade de Deus sobre sua vida e descendência; porque foi um homem justo.
Infelizmente, alguns usam esse texto do Salmo 37:25, como pretexto para se esquivarem da responsabilidade ordenada por Deus, em socorrer aqueles que necessitam.
Nessa história, quem é o justo?
Aquele que, na sua abundância, se julga abençoado por Deus e nega o socorro ao próximo, se comportando como um juiz? Ou o próximo que padece necessidades por adversidades da vida?
Davi nos mostra a qualidade do coração do justo: "Compadece-se sempre, e empresta; a sua descendência será abençoada." Salmos 37:26.
Um justo pode chegar a uma situação em que venha pedir, ou pedir emprestado de um amigo ou até de um desconhecido? Sim! O próprio Davi, numa fase da vida, pediu algo de comer a um amigo sacerdote; e, em outra situação mandou seus companheiros pedirem ajuda a um homem rico. O homem rico negou a ajuda! Quem era justo, Nabal ou Davi?
A questão não está na riqueza ou na pobreza, mas no coração do homem ou da mulher. Um coração justo é: Dadivoso, generoso, hospitaleiro e fiel.
Deus não isenta seus justos de passarem por tribulações ou momentos de escassez: Jó era um homem justo e íntegro para com Deus e os homens; porém, ficou sem filhos, sem bens, perdeu a saúde e só; pois seus ditos amigos o abandonaram.
Mas, no tempo de Deus a história pode mudar: Jó foi abençoado com os filhos mais lindos; sua saúde foi restaurada, assim como seus bens e riqueza. Davi, se tornou o rei do seu povo, unificando o reino, conquistando Jerusalém e fazendo dela a capital de Israel; foi um homem rico e próspero!
Que o Senhor nos dê olhos espirituais, para que nosso coração esteja sempre disposto a socorrer aqueles que precisam: Sem questionamentos e pré-julgamentos; pois, há apenas um Juiz, que é Deus!
"Aparta-te do mal e faze o bem; então terás morada para sempre. Pois o Senhor ama os justos, e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre...." Salmos 37:27-28.
Maranata, vem Senhor Jesus!
Shalom.
Comments