SANTUÁRIO DE DEUS
- Magno Nobre
- 20 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de out. de 2020

"Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?." I Coríntios 3:16.
Para aquele que tem compromisso com Deus, essa pergunta é de extrema seriedade! Primeiramente, Paulo, o apóstolo de Cristo, escreve essa carta, aos discípulos de Jesus da cidade de Corinto, e como extensão, a toda a igreja do Senhor, de todos os tempos e de todas as épocas; portanto, também para nós hoje.
Apesar da igreja de Corinto, na época, ser rica em dons espirituais; era uma igreja problemática em vários aspectos: divisão entre os irmãos, partidarismos e certos pecados de impureza.
Diante disso, o apóstolo, extasiado com a situação, faz essa pergunta: "Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?"; santuário é o mesmo que templo! Ou seja, coletivamente, a igreja é o templo vivo do Espírito Santo, mas também, individualmente, cada discípulo de Jesus é um templo do Senhor! Que tremendo! Porém, quanta responsabilidade é alguém abrigar em si o Espírito Santo de Deus; ou seja, o próprio Deus?!
O que fazemos com o nosso corpo? Essa é a pergunta. O que temos visto com nossos olhos? O que temos ouvido e o que temos falado?
Isso é mais profundo do que podemos imaginar!
Quando Paulo diz que o discípulo de Jesus é santuário de Deus, ele está usando a mesma palavra para se referir ao lugar mais interior do templo do passado. Tanto no tabernáculo, como no primeiro e segundo templos que existiram em Jerusalém, havia três lugares específicos: O átrio exterior, o santo lugar e o santíssimo lugar; Paulo está dizendo que o santíssimo lugar é hoje, o coração de todo aquele que nasce de novo em Cristo Jesus; o seu espírito se torna a habitação do Espírito de Deus.
No santíssimo lugar estava a arca da aliança de Deus; onde Deus se manifestava: hoje Deus se manifesta no coração do homem regenerado. Quão sublime e quão tremendo é o Senhor, que apesar de sua onipotência e grandeza, vem habitar em nós.
Aquele que está em Cristo deve andar como ele andou; e como Cristo andou? - Em santidade e pureza. Pouco antes do seu sacrifício ele disse em oração ao Pai: "Por eles me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade." João 17:19.
Aquilo que coube a Cristo fazer, ele o fez; agora cabe a nós fazermos a nossa parte: nos santificarmos, no corpo, na alma e no espírito; para que na sua vinda sejamos achados dignos de sua presença e do seu reino eterno!
Se santificar é se separar de tudo aquilo que entristece o Espírito Santo!
Ainda há tempo, pois o Rei da Glória breve voltará!
Maranata, vem Senhor Jesus!
Shalom.
Comments