O RIO DE VIDA
- Magno Nobre
- 10 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

"No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado." João 7:37-39.
A que Escritura Jesus se referiu no texto acima? Jesus está se referindo à profecia de Ezequiel 47; quando Deus deu ao profeta uma visão, em que águas brotavam de um dos cantos do antigo templo, e essas águas corriam se transformando em um grande rio, que chegava no Mar Morto, curando as águas desse Mar; que, até ao dia de hoje são extremamente salgadas, impróprias para a vida marinha: peixes, frutos do mar, etc.
Jesus estava presente no templo em Jerusalém, justamente no ápice da festa, em que todos os anos, os sacerdotes simulavam o brotar de uma água, de um dos cantos daquele lugar; esperando que isso acontecesse literalmente. Não tenho dúvidas, de que para Deus tudo é possível; mas, o certo é que, há mais de dois mil anos, aquele templo foi tombado, segundo as profecias de Cristo; e o mar continua morto.
O que observamos na Bíblia, é que Deus usou, assim como Jesus, muitas figuras de linguagens e parábolas; ou seja, exemplos físicos para mostrar algo espiritual; e nesse caso, não é diferente: O rio que Ezequiel se refere, é o próprio Cristo; aquele que bradou no último dia da festa: "...Se alguém tem sede, venha a mim e beba..."; o mesmo que disse à mulher samaritana: "... Eu tenho uma água pra te dar...". Quem é o Mar Morto? Somos nós! Homens e mulheres que perderam a glória de Deus, e morremos em nossos delitos e pecados: "Ele vos deu vida, estando mortos nos vossos delitos e pecados." Efésios 2:1.
Assim como a mulher de Samaria, que vivia uma vida vazia e que tentava preencher, em relacionamentos amorosos; também muitos de nós, procuramos saciar esse vazio em coisas e pessoas; mas continuamos os mesmos; assim como o Mar Morto.
Cristo Jesus se manifestou e agora se manifesta pelo seu Espírito, como o rio que cura e dá vida a todo coração mortificado e infrutífero. Jesus disse: "... aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." João 4:14.
Que notícia maravilhosa!
A profecia de Ezequiel se cumpriu na pessoa de Jesus de Nazaré; e, se cumpre hoje na vida de todo o que nele crê, e se achega a ele com sede! Não importa o lugar em que você mora; ou à nação que você pertença; se você crê que Jesus é real, clame pelo seu nome; reconheça que ele tem toda autoridade no céu e na terra, e que está pronto pra te atender. Saiba que ele é o Príncipe da paz. Só nele podemos encontrar vida eterna e paz. Paz com Deus e paz de Deus.
Breve Jesus voltará!
Shalom.
Comentarios