O TRONO OU A TOALHA?
- Magno Nobre
- 1 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de set. de 2020

"Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior." Lucas 22:24.
Apesar dos anos que os discípulos tinham, de convivência com Jesus, parece que seus olhos ainda estavam embotados quanto à vida e a missão de Cristo aqui na terra.
Em meio a um momento tão delicado, onde Jesus confessa que aquela seria sua última Páscoa e que um dentre eles, o trairia; os discípulos estavam preocupados com a disputa de poder: quem era o maior? Quem se assentaria ao lado de Jesus em seu reino? Quem seria servido pelos demais?
Jesus mais uma vez pacientemente, demonstra aos discípulos, que antes de alcançar o trono, é necessário tomar a toalha, a bacia e a água, e lavar os pés dos outros; isso se referindo ao reino dos céus, porque no reino da terra: O maior é o que é servido e o menor é o que serve.
"Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse Jesus, sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, levantando-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxuga-los com a toalha com que estava cingido." João 13:2-5.
Era costume na época, ao chegar nas casas, principalmente de pessoas abastadas, ver bacia, água e toalha, para lavar os pés; pois, as ruas eram poeirentas e sujas com excremento de animais; porém, essa tarefa de lavar os pés, era confiada geralmente aos servos da casa.
Naquela ceia, Jesus reservou o lugar apenas para seus discípulos íntimos; ou seja, os doze; subentende-se que nem o dono da casa estava presente naquele cenáculo; pois, a conversa e o ato seria de extrema relevância,
Mas, o que mais se admira é que nenhum dos discípulos íntimos de Jesus, tomou a iniciativa para se cingir com a toalha, tomar a bacia com água e lavar os pés dos demais, inclusive de seu Mestre. Todos estavam preocupados com o status do poder.
O único que teve a atitude de humildade, mansidão e simplicidade foi Jesus, o Senhor. Lavou os pés de todos; dando-nos o exemplo, de que se alguém almeja o trono, precisa primeiro tomar a toalha.
Não é pra menos, que ele, Jesus, recebeu do Pai todo o poder, nos céus, na terra e debaixo da terra. Cristo está assentado ao lado de Deus, reinando sobre tudo e sobre todos; e ao seu nome, todo joelho se dobrará e toda língua confessará que ele é o Senhor, para a glória de Deus Pai!
Aquele que seguir os passos de Jesus nessa terra, se assentará junto com ele, no seu trono, no seu reino eterno: "Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono." Apocalipse 3:21.
O Rei dos reis breve voltará!
Maranata, vem Senhor Jesus!
Shalom.
コメント